Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Índice alto de Infestação Predial pelo mosquito Aedes aegypti em Tapejara

Postado em 27/02/2019 por

Compartilhe agora.
Rádio Tapejara

Devido às altas temperaturas e períodos de chuva, a proliferação do mosquito Aedes aumenta ainda mais em Tapejara, tornando a cidade passível de uma epidemia.

O LiRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti), foi realizado com a finalidade identificar o nível de infestação por Aedes aegypti no Município, permitindo assim identificar os locais com maior risco.

O índice de infestação pode variar, sendo considerado:

• Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias

• De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta

• Superior a 4%: há risco de surto

O LiRAa realizado na semana do dia 11 a 15 de fevereiro de 2019, teve como resultado 6,7% de infestação, ou seja, a cada 100 imóveis, 7 possuem a presença do mosquito Aedes. De acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde, esse índice é considerado alto, tornando possível a ocorrência de uma epidemia de Dengue.

Pede-se a compreensão de todos os tapejarenses para que autorizem a entrada das Agentes de Endemias para que o trabalho seja mais eficiente, pois os índices apontam que cerca de 42% das amostras coletadas com a presença de larvas do mosquito Aedes são caixas de água de coleta da água da chuva.

Para que possamos controlar a presença do vetor e impedir que as doenças cheguem até nós, precisamos eliminar a água parada em nossas casas e local de trabalho. Não tem outra forma, precisamos acreditar que estamos diante de um surto epidêmico, e todos nós somos responsáveis por isso.

Rádio Tapejara

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.