Ouça agora na Rádio

N Notícia

Porto Alegre registra segundo caso de dengue contraída no município

FOTO: Rádio Gaúcha

Porto Alegre registra segundo caso de dengue contraída no município

Paciente vive no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte

O segundo caso de dengue contraída dentro de Porto Alegre em 2019 foi registrado no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte da Capital. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Além do paciente, dois familiares apresentam sintomas e estão sob investigação, mas já indicam vínculo clínico epidemiológico.  

A primeira ocorrência teve origem no bairro Rubem Bertae foi notificada na semana passada. Com isso, chegou a 10 os municípios gaúchos em que houve casos autóctones (contraídos no próprio local, sem ocorrência de viagens) de dengue neste ano — contaminações que não ocorriam desde dezembro de 2017.  

Nesta quinta-feira (14) a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) aplicará inseticida na região do Santa Rosa de Lima. O trabalho é feito para diminuir o risco de transmissão viral, evitando que o mosquito Aedes aegypti pique a pessoa infectada e "carregue" a doença para outra pessoa por meio da picada.  

- A pulverização de inseticida é realizada para evitar que o paciente seja picado por uma fêmea, que depois, ao picar outra pessoa, vai iniciar o ciclo de transmissão local, na tentativa de eliminar os mosquitos que possam ter se infectado durante o período de viremia dos pacientes - explica a médica veterinária Rosa Maria Carvalho, que coordena a ação em campo.

FONTE: Rádio Gaúcha
Link Notícia