public Notícia
Home/ Notícia

Rádio Gaúcha

Chuva continua nesta sexta-feira e Inmet faz novo alerta para risco de tempestades

A quinta-feira (21) foi marcada por instabilidade no Rio Grande do Sul. Na Fronteira Oeste, onde as precipitações começaram ainda durante a madrugada (assim como na Campanha), os municípios de Alegrete e Uruguaiana registraram, nas últimas 24 horas, acumulados superiores a toda a chuva prevista para o mês de maio. 

A partir do amanhecer, a instabilidade passou a atingir também a região sul do RS e, por fim, no decorrer da tarde, espalhou-se por praticamente todo o território gaúcho. De acordo com a Somar Meteorologia, somente alguns pontos mais próximos da divisa com Santa Catarina não haviam registrado chuva até o início da noite.

Nesta sexta-feira (22), o tempo segue instável. Segundo a Somar, para todas as regiões — e ao longo de todo o dia —, a previsão é de pancadas de chuva com intensidade entre moderada e forte, descargas elétricas e vento que pode chegar a 70 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet) emitiu alerta de tempestade para os três Estados da Região Sul, ressaltando o risco de grandes volumes de chuva, vento intenso (entre 60 km/h e 100 km/h) e queda de granizo. Para o litoral gaúcho, o alerta é da Marinha Brasileira, que chama a atenção para a ressaca do mar, que pode culminar em ondas de até três metros de altura.

Segundo a Somar, o maior acumulado desta sexta (22) deve ser registrado em Palmitinho, no norte do RS: 129 mm — volume que, se confirmado, representaria cerca de 81% de toda a chuva esperada em maio no município.

Com o céu fechado, as temperaturas tendem a não subir muito no Estado. A mínima do dia, 10°C, deve ser apontada em São José dos Ausentes, na Serra. Para Teutônia, no Vale do Taquari, está prevista a máxima: 25°C. Na Capital, os termômetros marcam de 19°C a 24°C.

No sábado (23), ainda deve chover forte na Fronteira Oeste, na Região Metropolitana e nas regiões sul e central do RS. Nas demais áreas, também pode haver chuva, mas de forma fraca e isolada, intercalada com períodos de céu nublado. 

As temperaturas, por sua vez, começam a cair — principalmente devido à mudança na direção do vento, que volta a soprar do quadrante sul, trazendo ar frio das áreas polares. 

A mínima do dia no Estado, 4°C, é esperada em municípios da Serra, como Bom Jesus, Esmeralda e São José dos Ausentes, e em Palmitinho, no norte gaúcho. A máxima, 22°C, deve ser apontada em Terra de Areia, no Litoral Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 19°C.


Rádio Gaúcha

  • message
    Postado por
    Rádio Ibiaçá FM 104.9 MHz
  • today
    Data
    22/05/2020
  • folder
    Categoria
    Locais e Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

Peça sua Música


share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo





Rádio Ibiaçá FM 104.9 MHz

Rua Marechal Castelo Branco, 1235

Centro, Ibiaçá - RS 99.940-000
Telefone: (54) 3374-1300
Social Aplicativo
Copyright © 2019 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S - Version 1.6.0