Chegou ao fim, na tarde deste domingo (24), mais uma Romaria de Nossa Senhora Consoladora. Com a Bênção Final do Santíssimo, conduzida pelo bispo de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, o Santuário de Ibiaçá encerrou a 67ª edição do evento religioso, com a presença marcante de milhares de devotos, vindos de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos.
Após 10 meses de preparação – desde definição de tema, celebrações mensais e infraestrutura para acolhida dos devotos – a movimentação em virtude da Romaria começou a se intensificar na sexta-feira passada (15), com o início da novena diária. Desde então, o Santuário celebrou missas todos os dias, em diferentes horários, e a oração do terço, às 18h.
Neste ano, as missas principais foram presididas por Dom Silvio. Ele foi ordenado para assumir a Diocese de Vacaria em julho do ano passado e tomou posse no mês seguinte, no dia 05 de agosto. A edição de 2019 aconteceu em um período que marca a transição entre o ex-pároco do Santuário, Pe Edson Priamo e atual reitor, Pe Édio Bresolin.
As romarias de Ibiaçá começaram em 1953, no ano seguinte à chegada do Pe Narciso Zanatta ao município. Ao ser nomeado pároco, Pe Zanatta instituiu a devoção a Nossa Senhora Consoladora, em cumprimento a uma promessa feita enquanto ainda era seminarista. Desde então, o evento acontece todos os anos, no último fim de semana de fevereiro e faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul.
Rádio Tapejara
Link da Notícia