Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Projeto propõe nome de Paixão Côrtes para nova ponte do Guaíba

Postado em 08/03/2019 por

Compartilhe agora.
Rádio Guaíba

A nova ponte do Guaíba pode levar o nome de um dos grandes nomes do tradicionalismo gaúcho: Paixão Côrtes. A proposta é do senador Luis Carlos Heinze (PP) e foi protocolada no final do mês de fevereiro. Compositor, historiador, radialista e pesquisador da cultura gaúcha, Paixão virou símbolo do Rio Grande do Sul após ter fundado, junto a Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, o Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) e o CTG 35, em 1948, em Porto Alegre.

Em 1954, Côrtes, serviu de modelo para a estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi instalada na zona Norte da Capital e escolhida, em 1992, símbolo de Porto Alegre. O folclorista faleceu no dia 27 de agosto de 2018.

“Organizar nossa história, catalogar nossos costumes, personificar a figura do gaúcho. Não foram poucas as contribuições de Paixão Cortes para o Rio Grande do Sul. Por isso, protocolei projeto de lei batizando a nova ponte do Guaíba com o seu nome. Gratidão de todo o povo por essa figura”, destaca Heinze.

A segunda ponte do Guaíba tem previsão de término para o fim de 2019.

Rádio Guaíba

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.