O governador Eduardo Leite (PSDB) cedeu a pressões da base aliada e reviu a estratégia de encaminhar, ainda nesta sexta-feira, os três projetos para a venda das estatais de energia – CEEE, CRM e Sulgás – à Assembleia Legislativa.
Uma reunião realizada, no fim da manhã, entre Leite e representantes da base determinou o recuo. Hoje, a Assembleia promulgou a emenda à Constituição retirando a obrigatoriedade de plebiscitos populares antes das privatizações.
Representantes da base, majoritariamente, defenderam mais esclarecimentos em torno do destino a ser dado aos recursos obtidos com as alienações. Nos bastidores, porém, deputados exigem mais espaço no Executivo e participação maior em articulações políticas com governo. A balança pesa ainda mais quando se fala em MDB. A sigla detém oito cadeiras na Assembleia, a maior bancada da base governista.
Além disso, os aliados se ampararam na Lei 15.229, de setembro de 2018, que determina esclarecimentos sobre o destino de recursos oriundos de venda de órgãos do poder público.
Para atender as reivindicações, o governador decidiu criar um Grupo de Trabalho (GT) para atender às demandas encaminhadas pela base. Com isso, o cronograma de votações é postergado em, pelo menos, duas semanas.
Nesta tarde, Leite assegurou que trabalha com uma base “sólida, coerente e sintonizada”. “Não será uma semana ou dez dias que irá atrapalhar este processo, pelo contrário. Nós vamos ver os pontos que possam ser melhorados para construir, com tranquilidade, esse processo a fim de que resulte, não apenas na venda das empresas, mas também em segurança para as famílias (dos funcionários) e segurança sobre os valores a serem empregados”, amenizou o governador.
O secretário da Casa Civil, Otomar Vivian, vai comandar o GT. Agora, o Piratini já admite a possibilidade de votar as propostas perto do recesso parlamentar, em julho. O Executivo está seguro de que, mesmo com a pressão da base, os projetos autorizando as privatizações não precisarão incluir detalhes sobre a modelagem de cada venda.
Rádio Guaíba
Link da Notícia