Mesmo fazendo parte do grupo prioritário, o primeiro caso de gripe H1N1 nesse ano em Passo Fundo é de uma criança de um ano. Ela não foi vacinada. A criança já deu alta do hospital e passa bem. Conforme a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo, todas as pessoas que são internadas nos hospitais da cidade com síndrome respiratória grave são submetidas ao teste do vírus da gripe.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou no dia 10 de abril priorizando apenas crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e grávidas em qualquer período gestacional. Esses são considerados os grupos de maior vulnerabilidade. Após algumas semanas, a vacinação se estendeu para os demais prioritários.
Conforme dados da Vigilância em Saúde, até o momento, 66,88% de um total de 13.760 crianças foram imunizadas na cidade. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe encerra nesta sexta-feira (31), mas ainda pode ser prorrogada pelo Ministério da Saúde se a meta de 90% de cobertura vacinal não for atingida. De acordo com o último levantamento, Passo Fundo alcançou 71,64% da meta. As doses continuam disponíveis em todas as unidades com salas de vacinação.
Rádio Uirapuru
Link da Notícia