Os gaúchos que experimentaram um frio gélido nos últimos dias, chuva congelada em 22 cidades e neve em São José dos Ausentes e São Marcos, agora terão de encarar uma das semanas com maior variação de temperatura do ano.
Os próximos dias devem combinar mínimas ainda reduzidas, pela manhã e à noite, com máximas à tarde que prometem lembrar o clima de verão. Na quarta-feira (7), a amplitude térmica pode superar os 20 graus no Estado — com os termômetros variando de 8ºC a 30ºC em diferentes regiões.
A montanha-russa dos termômetros começará a ganhar embalo já nesta segunda-feira (5) graças a um sistema de alta pressão atmosférica. Como esse sistema inibe a formação de nuvens, o sol deverá esquentar os gaúchos ao longo do dia. Assim que começa a escurecer, a temperatura volta a cair — mas para patamares bem mais amenos do que o da última onda de frio.
Na segunda-feira, as máximas ficam ao redor dos 20ºC em boa parte do Estado, inclusive na Capital. O frio segue perdendo força até a quarta, quando, em praticamente todo o Rio Grande do Sul, as máximas chegam a pelo menos 25ºC — alcançando os 30ºC na região de Campo Bom. Depois disso, uma nova frente fria promete trazer mais uma onda de chuva e ar polar aos gaúchos.
Rádio Gaúcha
Link da Notícia