public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Ex-escoteiros relatam terem sido vítimas de abuso sexual por chefe de grupo no norte do RS

Rádio Gaúcha

Um grupo de ex-escoteiros se uniu para revelar um segredo que não conseguiam mais guardar sozinhos. Eles contam ter sofrido abuso sexual enquanto integravam o Grupo Escoteiro Guamirim, de Fontoura Xavier, no norte do Estado. Há 18 depoimentos na Polícia Civil com detalhes do que teria ocorrido ao longo de anos no Guamirim, que encerrou as atividades em 2017.

O Grupo de Investigação da RBS (GDI) procurou esses jovens para ouvir o que teria acontecido durante atividades de escotismo e no convívio social com o suspeito de cometer os abusos: André Carvalho Lacerda, o chefe André, 52 anos, o homem que fundou o Guamirim em 2007 e que chegou a comandar mais de 80 escoteiros na cidade, conforme ex-integrantes.

Ao longo de quatro meses de apuração, o GDI tambémbuscou a história de André no escotismo: ele tem 35 anos de atuação junto ao Movimento de Escoteiros do Rio Grande do Sul. Ingressou com 13 anos no Grupo Escoteiro Japão, em Porto Alegre, unidade que presidiu anos depois.

Os depoimentos sobre supostos abusos começaram a ser coletados em dezembro de 2018, na Delegacia Regional de Soledade, depois de um registro feito por um ex-escoteiro contra André por estupro de vulnerável. Em janeiro, a Justiça autorizou que a polícia fizesse buscas na casa do suspeito, que é bancário e atualmente mora na Região Metropolitana. Foram apreendidos telefones celulares, pendrives, tablets, notebooks, DVDs, videogame, HDs externos, MP3 e um revólver. O conteúdo dos equipamentos está sob análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Em relatos permeados de detalhes e de dor, ex-escoteiros descreveram ao GDI a estratégia que André usaria para envolvê-los: alegava ter câncer e precisar do sêmen para ser curado.

Rádio Gaúcha

Link da Notícia

  • message
    Postado por
    Rádio Ibiaçá FM
  • today
    Data
    15/08/2019
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug