public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Com portas fechadas, Santuário de Ibiaçá inicia novena da romaria no próximo domingo

Rádio Tapejara

O Santuário de Ibiaçá inicia, no próximo domingo (28), mais uma novena mensal em preparação à Romaria de Nossa Senhora Consoladora. As tradicionais missas, que antecedem em oito encontros a celebração principal do evento religioso, acontecem no último fim de semana de cada mês, às 14h30min do domingo.

Neste ano, porém, a caminhada até a romaria – que é uma das maiores do estado – começa com uma mudança significativa: as portas do santuário estarão fechadas. Dentro da Igreja, somente o padre e uma equipe de liturgia reduzida. A decisão de manter o santuário fechado para a presença de fiéis, como forma de evitar a disseminação do Coronavírus, é uma medida ainda mais rígida do que as restrições impostas pelos decretos estaduais e municipais, conforme explicou o reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin.

“É uma dor no coração. Porque a gente vê que todos os dias tem gente passando pelo Santuário. Decidimos com o Conselho Paroquial por manter as portas fechadas porque, se deixássemos abertas, quantas pessoas poderiam entrar? E depois de cumprir a lotação, teríamos que impedir a entrada das pessoas. Então achamos melhor deixar fechado. É possível acompanhar a celebração pelas redes sociais, tem o mesmo valor. E esperamos que no próximo mês possamos celebrar de portas abertas”.

Na norma estadual, os municípios com classificação de bandeiras amarela e laranja no Sistema de Distanciamento Controlado – situação na qual Ibiaçá se enquadra – podem realizar atividades religiosas, desde que não excedam 25% da capacidade de lotação do espaço.

Apesar das restrições, no entanto, o cronograma deve ser mantido. Menos de três meses após o encerramento da Romaria deste ano, o Santuário já havia definido detalhes da edição de 2021. Como tradicionalmente acontece, o tema da próxima Romaria foi escolhido ainda no mês de maio e vai nortear todas as celebrações até fevereiro do ano que vem: “Consoladora, mãe que caminha com seu povo”.

“Nós vimos na romaria passada que ela acolhia, protegia e enviava em missão. Então, agora estamos dando sequência. Ela caminha com os que vão junto à procura de seu filho, Jesus Cristo. Maria está sempre junto, é uma mãe protetora e que nunca deixa seus filhos sozinhos. E [a escolha do tema] foi também pensando nisso. Nossa Senhora é aquela que está presente, nas horas boas, mas principalmente nos momentos difíceis. Nesse momento de Coronavírus, bastante gente já com a doença, a mãe sempre está presente. Mais forte ainda quando passamos por alguma dificuldade. Nesse momento de incerteza, de medo, ela nos acalma e diz que está conosco”.

A 69ª Romaria de Ibiaçá acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021. Até lá, a presença de fiéis nas missas da novena será definida dias antes de cada celebração.

Rádio Tapejara

Link da Notícia

  • message
    Postado por
    Rádio Ibiaçá FM
  • today
    Data
    25/06/2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug