public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Nove em cada 10 mortos por covid-19 em Porto Alegre tinham doenças crônicas

Comorbidades mais comuns são cardiopatias, diabetes e problemas pulmonares

Mais de 93% dos porto-alegrenses mortos pelo coronavírus tinham alguma doença crônica ou condição que fragilizava sua saúde. Alguns males, no entanto, são mais fatais para os acometidos pela covid-19. Quase 60% tinham problemas cardíacos, mais de 37% sofriam de diabetes e 22,6% tinham pneumopatias (doenças que atingem os pulmões, como bronquite, asma e enfisema).

Os dados são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e foram compilados a pedido da reportagem de GaúchaZH. O recorte foi feito considerando os 292 moradores da Capital mortos pelo coronavírus desde o início da pandemia até 27 de julho.

As cardiopatias, como doenças cardiovasculares e hipertensão, atingiam 173 das vítimas fatais da covid-19. Cento e nove óbitos foram de pessoas com diabetes e 66 de pacientes com histórico de pneumonia. A totalidade passa de 292 (ou 100%) porque alguns pacientes tinham mais de uma comorbidade. 

 —  São dados que reforçam o alerta para que pessoas que tenham estas doenças redobrem os cuidados, mantendo os tratamentos de saúde e buscando orientações médicas — orienta Benjamin Roitman, médico da Vigilância Epidemiológica da SMS.

No grupo das cardiopatias, a hipertensão é a condição mais mortífera, conforme o especialista. Doença que atinge 25% da população brasileira, conforme o Ministério da Saúde, pode fragilizar o coração para a ação do vírus, causando sua inflamação (a miocardite). Nesse caso, pode haver insuficiência ou alteração cardíaca, explica Roitman. Além disso, existe preocupação de que alguns medicamentos para pressão alta possam estimular os receptores pulmonares ao vírus, mas a hipótese ainda é inconclusiva. 

Fonte: GauchaZH

  • message
    Postado por
    Rádio Ibiaçá FM
  • today
    Data
    29/07/2020
  • folder
    Categoria
    Saúde
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug