O Rio Grande do Sul registrou temporais de granizo, com pontos de médio a grande diâmetro, em diversos municípios do Estado na noite desta terça-feira. Entre os municípios mais atingidos, estão Nova Esperança do Sul, Selbach, São Francisco de Assis e Jaguari.
De acordo com a MetSul Meteorologia, também houve relato de granizo em alguns bairros de Porto Alegre. Cidades da região metropolitana também foram atingidas, mas em menor intensidade.
A noite teve, ainda, registro de temporal com raios em algumas cidades. Porto Alegre e Eldorado do Sul foram algumas das cidades que tiveram o fenômeno meteorológico durante os temporais.
Nesta quarta-feira (19), o dia começa com tempo firme e predomínio de sol. Porém, à tarde, de acordo com a Somar Meteorologia, zonas de instabilidade na atmosfera provocam aumento de nebulosidade na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral e nas regiões norte e sul do RS. Nessas áreas, há condições para pancadas fracas, isoladas e passageiras durante esse período. No restante do Estado, no entanto, o céu fica aberto, sem possibilidade de chuva.
Nesta quinta-feira (20), o tempo passa a ficar firme na maioria das regiões gaúchas. Ainda há condições para chuva (em forma de pancadas fracas e isoladas) apenas na Região Metropolitana, na Serra e no norte do RS. Nas demais áreas, o sol predomina.
O destaque fica por conta do frio, que volta a se intensificar. Segundo a Somar, há, inclusive, possibilidade de neve na Serra, especialmente em Cambará do Sul, São José dos Ausentes e proximidades— devido à associação entre a baixa temperatura e a umidade presente na região. A mínima do dia está prevista para São José dos Ausentes e Antônio Prado, na Serra: 0°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 6°C e 13°C.
Fonte: GauchaZH