As primeiras cinco doses da vacina contra a Covid-19 foram entregues no início da tarde desta quarta-feira (20) à Secretaria da Saúde de Ibiaçá. O lote faz parte do Plano Nacional de Imunização e foi calculado com base na população alvo da primeira etapa em cada município.
Perto do fim da tarde, a primeira dose foi aplicada em uma profissional da área da saúde. Elisângela Golin, de 38 anos, é enfermeira integrante da equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF) e atua diretamente com pacientes infectados pelo vírus ou suspeitos de portarem a doença.
Não há previsão de quando um novo lote será destinado ao município, tampouco quantas doses serão enviadas. Para que isso ocorra, o Governo Federal deve enviar uma nova remessa aos estados.
Produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o imunizante Coronavac é o único disponível no Brasil até o momento. Embora a Anvisa tenha autorizado o uso emergencial de um lote da vacina de Oxford, esta ainda não chegou ao território brasileiro.
Fonte: Rádio Tapejara