public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Pela primeira vez na história, Romaria de Ibiaçá não terá a presença de devotos

Celebrações serão transmitidas pela Internet

A um ano de completar sete décadas de história, a Romaria de Ibiaçá vai acontecer, pela primeira vez, sem a presença dos fiéis. A decisão foi comunicada em nota conjunta do Santuário e da Prefeitura, nesta quarta-feira (10), após reunião que definiu os procedimentos que serão adotados na 69ª edição do evento religioso, marcada para o último fim de semana de fevereiro.

O encontro foi realizado ontem (09), no gabinete do prefeito Ulisses Cecchin, e reuniu integrantes do Poder Executivo, o reitor do Santuário, Pe Édio Bresolin, e membros da comissão responsável pelas principais decisões sobre o evento. De acordo com o comunicado, as celebrações serão realizadas com as portas fechadas, apenas com transmissão pelas redes sociais do Santuário.

A nota afirma que a decisão foi tomada “considerando o atual cenário provocado pela Pandemia de Coronavírus, e a necessidade de adotar-se medidas de controle à disseminação da doença”. O reitor do Santuário explicou que a medida foi tomada em conjunto e é necessária devido à pandemia. “Nós vínhamos trabalhando com a possibilidade de fazer a romaria toda campal, mas atentos às normas estaduais e municipais. E, agora, chegamos à conclusão que a Romaria desse ano deve acontecer de forma online, a partir das redes sociais. Todas as celebrações serão realizadas de portas fechadas. Gostaríamos de receber os romeiros aqui, abraçar nossos conhecidos. Mas a necessidade nos faz agir dessa forma. Queremos viver, gostamos da vida e a preservamos. Por isso tomamos essa decisão”.

A partir do dia 19, as missas principais da novena serão realizadas às 19h30min, com transmissão ao vivo pela Internet. As celebrações que tradicionalmente acontecem à tarde, ao longo da semana, foram canceladas. Já o fim de semana principal do evento terá missas em diferentes horários, mas que ainda dependem de definição.

“Será diferente, mas não de menor importância. A fé acontece da mesma forma, a partir do Santuário-lar, as pessoas vão estar acompanhando todas as celebrações. Só pedimos que as pessoas acolham essa nova forma de celebrar com o coração aberto, porque se faz necessário. Nós queremos viver, prezamos pela vida. Então, a romaria terá que acontecer de portas fechadas”, lamentou o sacerdote.

A 69ª Romaria de Ibiaçá tem como tema “Consoladora, mãe que caminha com seu povo”.

Fonte: Rádio Tapejara

  • message
    Postado por
    Rádio Ibiaçá FM
  • today
    Data
    10/02/2021
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug