Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Ibiaçá intensifica vacinação contra a Febre Amarela a partir desta segunda-feira

Postado em 18/05/2021 por

Compartilhe agora.

A Secretaria da Saúde de Ibiaçá intensifica, a partir de hoje (17), a vacinação contra a Febre Amarela. Após o Governo do Estado decretar situação de emergência em saúde pública, o município foi enquadrado em área ampliada da doença, o que significa que está localizado próximo a cidades que já registraram a circulação do vírus.

É o que explica o secretário da saúde, Migueli Durigon. “Nós estamos em uma área ampliada. Ou seja, temos municípios vizinhos que se encontram afetados pela doença, com evidências recentes de transmissão do vírus. Ibiaçá é área ampliada e não afetada. Existe diferença entre essas duas nomenclaturas: área afetada é município com transmissão, e a ampliada é o município que é vizinho dessas áreas”.

O secretário alertou para a necessidade da vacinação e explicou que somente precisa receber o imunizante quem ainda não foi vacinado contra a Febre Amarela. “O nosso alerta é pedir para toda a população que confiram nas suas cadernetas de vacinação se já foi realizada a vacina da Febre Amarela. E quem não foi vacinado ainda deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde para fazer a imunização. Nosso grande desafio é vacinar imediatamente a população para evitar a expansão do vírus”.

Conforme o secretário, a Febre Amarela é uma doença infecciosa, de quadro febril, causada por um vírus. Ela é transmitida pela picada da fêmea de mosquitos vetores. Os principais sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, náusea e vômito. Em casos mais graves, a doença pode causar insuficiência hepática e renal e coagulopatia, podendo, inclusive, levar à morte.

A vacinação contra a Febre Amarela é realizada na Unidade Básica de Saúde central, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h.

Fonte: ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.