Ouça agora

Destaques

Lateral

Saúde

Compartilhe agora

Brasil reduz testes de Covid em setembro, e especialistas alertam: taxa de positivos segue alta

Postado em 21/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Brasil reduz testes de Covid em setembro, e especialistas alertam: taxa de positivos segue alta*


Agente de saúde faz teste PCR em aluna de escola estadual em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, no dia 15 de outubro. — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O Brasil fez 11,5% menos testes diagnósticos de Covid-19 em setembro do que em agosto, apontam dados preliminares do Ministério da Saúde: foram 944.712 testes do tipo PCR realizados no mês passado contra 1.067.656 em agosto.

Os dados ainda podem mudar devido ao tempo de atualização dos resultados. O período entre agosto e setembro é, entretanto, o primeiro a registrar queda na quantidade de testes feitos desde o início da pandemia.

Exames de Covid-19 realizados por mês no Brasil — Foto: G1

 Os testes do tipo PCR, também conhecidos como testes moleculares, são aqueles que detectam o genoma do vírus (o RNA viral) na amostra – ele é considerado o “padrão ouro” e serve para o diagnóstico de fato, porque, se o genoma do vírus é encontrado na amostra, a pessoa está infectada.

O PCR é diferente dos testes sorológicos, que detectam anticorpos criados pelo sistema imune do próprio corpo para combater o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Esse segundo segundo tipo serve para determinar se a pessoa já teve contato com o vírus no passado.

  • SUBDIAGNÓSTICO: Números mostram que Brasil ainda faz ‘brutalmente’ menos testes para coronavírus do que deveria; ‘estamos no escuro’, diz especialista
  • ANTICORPOS: IgG e IgM positivo para Covid: entenda significado das siglas e diferença entre teste rápido e PCR

Além do número de testes realizados, também diminuiu o total de testes enviados aos estados e municípios. A queda entre o total entregue em maio – mês em que o maior número de testes foi entregue – e em setembro é de 68% (veja gráfico).

Total de testes de Covid enviados pelo Ministério da Saúde aos estados — Foto: Arte/G1

Fonte: G1

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × 2 =