Ouça agora

Destaques

Locais/Regionais

Outros

Compartilhe agora

Tapejarense forma-se como Escrivã de Polícia

Postado em 27/04/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : Marina*


A Polícia Civil realizou, na terça-feira (25/4), em Porto Alegre, a formatura de 125 inspetores e 119 escrivães de polícia. Ao todo, 124 homens e 120 mulheres, totalizando 244 novos agentes, vão passar a reforçar a segurança pública do Estado. A solenidade ocorreu no Teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Fiergs, com a presença do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Durante o curso, que totalizou 825 horas/aula, os novos policiais abordaram conteúdos como investigação criminal, delegacia experimental, tiro e informática policial. A formação, realizada entre outubro de 2022 e abril de 2023, foi ministrada presencialmente pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), organização de ensino que é referência na preparação e capacitação de agentes de polícia.

Aqui de Tapejara, Marina Medeiros Costela recebeu sua formação. Ela é agora Escrivã de polícia.

Marina Medeiros Costella, é natural de Tapejara, Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Fundação Escola Superior do Ministério Público; Direito Civil e Processo Civil pela mesma instituição, bem como, em Poder Judiciário pela Universidade Federal do Amazonas.

Nós conversamos com Marina e ela afirmou que “Quando da inscrição para o concurso da polícia civil, não tinha noção de quantos desafios estavam por vir. Na imensidão dos mais de 44 mil inscritos, sempre tive esperança da aprovação, mas, ao mesmo tempo, permanecia a incerteza dos resultados”, disse ela.

Após a prova de capacitação intelectual, primeira etapa do certame que ocorreu no ano de 2018, os candidatos passaram por prova de capacitação física, sindicância sobre a vida pregressa e atual, exames de saúde, avaliação psicológica e o curso de formação, etapa final do concurso.

Durante os seis meses da Academia de Polícia, muitos ensinamentos foram transmitidos. Foram mais de 850 horas/aula, abrangendo disciplinas de inteligência policial; manejo e emprego de arma de fogo; treinamentos operacionais e físicos; estágios em delegacias; entre tantas outras que embasaram a formação. Segundo ela “ Dias intensos, rotinas cansativas, mas rodeados de oportunidades, de experiências e de valores inestimáveis para que os alunos formassem a base necessária, a fim de entregar a melhor versão de uma polícia judiciária qualificada. Hoje, com o término do Curso de Formação, estou preparada e entusiasmada para fazer parte da engrenagem indissociável da Polícia Civil/RS, cuja missão institucional é servir e proteger, frisou Marina.

Para encerrar, Marina enfatizou “Agradeço imensamente a Deus, aos meus familiares, que me apoiaram nos momentos difíceis e que me deram a base suficiente para me tornar a pessoa e profissional que sou hoje; e aos meus amigos, que compreenderam minhas ausências, devido minhas longas horas/dias/anos de estudos. E, para finalizar, deixo a seguinte mensagem para quem tem objetivo de carreira pública: É necessário abandonar a zona de conforto. Todo crescimento é trabalhoso, doloroso e não ocorre de forma imediata. Para fazer acontecer algo que nunca aconteceu, comece a fazer coisas que você ainda não fez.”

.

Por:

Rádio Tapejara

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro − um =